sábado, 18 de novembro de 2017

Significado de Apocalipse 6






Apocalipse 6

6.1, 2 — Como o primeiro cavaleiro esta montado em um cavalo branco e vencendo, alguns acreditam que ele seja Cristo (Ap 19.11). O arco indica que o cavaleiro e um guerreiro que lança flechas a longa distancia, abrindo caminho a vitória, e a coroa sugere que ele e um rei. O arco sem a flecha poderia apontar para uma pacifica conquista politica apoiada em forcas militares. O surgimento desse primeiro cavaleiro mais provavelmente ocorre no inicio da sétima semana de Daniel (Dn 9.25-27). [Os cavalos na visão de Zacarias 1.7-17 são sobrenaturais, símbolos de verdades místicas, que percorrem a terra por ordem de Deus, a fim de trazer restauração dos judeus a Jerusalém apos os 70 anos do exilio babilônico. Em Zacarias 6.1-8, os cavalos/as carruagens patrulham a terra, executando os juízos de Deus contra as nações pagas e rebeldes.]

6.3, 4 — Vermelho e a cor do segundo cavalo, que representa derramamento de sangue e matança com a espada, guerra no lugar de paz na terra. Os esforços do homem para obter paz duradoura serão frustrados. Agora, a humanidade será apresentada a uma versão da historia separada da influencia do divino Redentor (2 Ts 2.7,8).

6.5, 6 — O cavalo preto aparentemente simboliza a fome, já que os preços do trigo e da cevada estão extraordinariamente altos, e será uma época de extrema aridez.

6.7, 8 — Amarelo e a cor do cadáver. Assim, e apropriado que o cavalo amarelo seja montado por uma figura nomeada de Morte. O Hades segue após a Morte para reivindicar aqueles que tinham morrido. Esse quarto juízo, consequência inevitável dos três primeiros, e a maior destruição da vida humana registrada na historia. Até este ponto, os três são caracterizados como a espada, a fome e a pestilência — os mesmos meios que Deus usou para levar a nação de Israel ao arrependimento (1 Rs 8.33-39; 1 Cr 21.12), e, no Apocalipse, um núcleo temente ao Senhor surge como resultado desses juízos (Ap 7.3-8).

6.9, 10 — O quinto selo chama-nos a atenção para s morte dos mártires por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Cristo, as razões pelas quais João foi exilado para Patmos (Ap 1.9). A alma desses homens esta debaixo do altar porque o sangue dos sacrifícios era derramado na base do altar no templo (Ex 29.12). Os mártires estão impacientes esperando o Senhor vingar seu sangue e julgar todos aqueles que não estão entre os Seus redimidos (Ap 5.9). Essa vingança não será cumprida completamente ate que se realize o que esta escrito em Apocalipse 19.2.

6.11 — A cada mártir e dada uma comprida veste branca do vencedor (Ap 3.5) e dito que repousem ate o tempo estabelecido por Deus. Minha e a vingança, diz o Senhor (Dt 32.35; Rm 12.19); ela virá no Seu tempo perfeito.

6.12, 13 — Um grande tremor de terra também ocorrera, conforme Apocalipse 11.13 e 16.18. Os efeitos do sol, da lua e das estrelas são formulados de forma similar aos descritos em Mateus 24.29, situando esses acontecimentos próximos a vinda do Filho do Homem (Mt 24-30). Figos verdes, que aparecem no inverno, fora de estação, são facilmente sacudidos para fora da árvore.

6.14 — A descrição do céu [...] que se enrola poderia ser relacionada aos efeitos do sol, da lua e das estrelas (v.12,13). Pode tratar-se também da reprodução da cena do Filho do Homem vindo nas nuvens do céu (Mt 24-30). O movimento de todos os montes e ilhas causara dano sísmico maior do que qualquer terremoto já registrado.

6.15-17 — Ira significa raiva. A ira de Deus e manifestada hoje em dia contra os infiéis ao deixá-los seguir seu caminho e enfrentar as consequências de seu comportamento (Rm 1.18-32). No entanto, o grande Dia da Sua ira (Rm 2.5) ainda esta por vir. O verbo e vindo pode significar que algo aconteceu ou já começou. Quem poderá subsistir e respondido no contexto que envolve a frase. Os infiéis, por mais fortes que sejam, não poderão resistir. Já os protegidos pelo Senhor serão capacitados a resistir, tanto na terra (Ap 7.1-8) quanto na presença de Deus no céu (v.9-17).

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