terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Deus tem nome?

Sim, Deus tem vários nomes na Bíblia. Nomes na Bíblia têm um significado importante, porque revelam algo sobre a identidade da pessoa. Os nomes de Deus nos revelam caraterísticas importantes de Deus.

Veja aqui: quem é Deus?

Os nomes de Deus mais conhecidos na Bíblia são:

YHWH

Este é o nome especial de Deus, que Ele revelou a Moisés (Êxodo 3:13-15). Segundo a Bíblia, significa “Eu Sou”. Esse nome nos ensina que Deus existe e é eterno. Ele não tem princípio nem fim. Deus não muda, Ele sempre é. YHWH é um nome importante porque nos ensina que Ele é o único Deus verdadeiro, acima de tudo.

No hebraico antigo não se escrevia as vogais, por isso não se sabe com certeza como pronunciar YHWH. Algumas sugestões são “Yahweh”, “Javé” ou “Jeová”. Os judeus do tempo de Jesus tinham muito respeito pelo nome YHWH, por isso não o diziam e substituíram a palavra por “Senhor”. Muitas versões também traduzem YHWH como “Senhor”.

Descubra aqui: o que significa Jeová?

Deus

Um nome genérico para uma divindade, alguém que está acima dos homens e que deve ser adorado. Deus é maior que nós e Ele merece nossa adoração. Ele não é apenas um deus, Ele é o Deus, não existem outros (Isaías 45:22). Chamar Deus de “Deus” é certo porque Ele é divino.

Leia aqui: o que significa Elohim?

Senhor

Um Senhor é um líder, um soberano. Deus é soberano, Ele é o Senhor de nossas vidas. Deus está acima de todos os líderes e todas as autoridades no mundo. Chamar Deus de Senhor é mostrar respeito por Sua autoridade e poder. O nome “Senhor” é usado muito no Novo Testamento (2 Coríntios 3:17).

Alguns outros nomes ou títulos de Deus são:

Senhor dos Exércitos – Isaías 47:4
Zeloso – Êxodo 34:14
Deus de toda a terra – Isaías 54:5
Deus Altíssimo – Gênesis 14:19-20
Deus de Israel – Juízes 5:3
A Palavra – João 1:1
O Pai – Efésios 3:14-15
Alfa e Ômega – Apocalipse 1:8
Podemos também usar o nome de Jesus para falar de Deus porque Jesus é Deus. Quem ora a Jesus ora a Deus.

Veja também: Jesus é Deus?

A Bíblia diz que o verdadeiro nome de Deus está além do nosso entendimento (Juízes 13:17-18). O nome revela Sua essência, por isso não o conhecemos, porque não é possível entender Deus completamente. Quando oramos ao Deus da Bíblia, Ele entende e ouve, independentemente do nome que usamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário