quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A porta Formosa do tempro de Jerusalém



Todos os prédios, casas, estabelecimentos comerciais, repartições públicas, bibliotecas e todas as demais edificações têm uma porta de entrada. Da mesma forma todos os veículos (menos as motos) têm portas de acesso. De modo que passamos o dia todinho entrando e saindo de portas. Uma porta é um lugar muito importante, mas a Bíblia nos conta de uma porta especial.

Havia uma porta no Templo de Jerusalém chamada “Formosa”, que em grego significa "algo que floresce abundantemente na estação certa". Não era uma porta como outra qualquer, era uma porta enorme, tinha cerca de vinte e cinco metros de altura, ou cinquenta côvados e era adornada com maior riqueza. Era toda de um bronze especial da cidade de Corinto e tinha um brilho intenso.

A Porta Formosa dava acesso ao pátio onde ficavam as mulheres e era costume que os mendigos e os mais necessitados ficassem naquela porta para conseguir esmolas. Aquela era a porta da miséria humana, mas Deus estava para mudar o sentido, a definição e a história da Porta Formosa do templo de Jerusalém.

Os discípulos permaneciam em Jerusalém depois de Pentecostes, partindo o pão em casa com grande alegria, angariando a simpatia de todo o povo, enquanto o Senhor ia acrescentando novos convertidos à Igreja e todos os dias eles subiam ao Templo para orar.

Um dia Pedro e João subiram juntos ao Templo por volta das três horas da tarde, a hora nona para os judeus. Havia um homem que nasceu coxo e todos os dias era trazido ao templo, mais especificamente à Porta Formosa, para pedir esmolas aos que entravam no templo.

Como era seu costume, o coxo viu Pedro e João se aproximarem da porta e pediu a eles esmola. O homem sem saber pediu ajuda para as pessoas certas. Pedro e João pararam e fixaram nele os olhos e Pedro disse: “Olha para nós.”(Atos 3:4b). Ele olhou para os apóstolos, esperando receber um troquinho deles, mas recebeu muito mais. Deus sempre nos dá mais do que pedimos.

Pedro olhando para o coxo disse: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (Atos 3:6). Em seguida Pedro tomou o homem pela mão direita e o levantou. Imediatamente seus pés e artelhos se firmaram, voltaram ao normal. O milagre aconteceu diante dos olhos espantados do ex-coxo, de Pedro e João e de todos os que estavam perto que se maravilharam com o milagre.

O homem quando se viu curado saltou e se pôs de pé andando e entrou com os apóstolos no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Aquele era um milagre de maravilha e que transformou num piscar de olhos a vida daquele homem, que precisava mendigar, que não tinha vida própria, que dependia da generosidade das pessoas até para ir ao templo pedir esmolas.

Todo o povo que estava no Templo para a oração da hora nona viu e reconheceu o ex-coxo, porque ele estava na Porta Formosa todos os dias, era umafigurinha carimbada e ficaram cheios de espanto e assombro pelo milagre que acabava de acontecer. O homem curado se grudou em Pedro e João e isso chamou a atenção de todos os que estavam num alpendre do Templo chamado de Salomão.

Pedro não perdeu a oportunidade de pregar a mensagem de salvação aos israelitas ali presentes e estando Pedro falando a respeito de Jesus, os sacerdotes, os saduceus e o capitão do Templo vieram e prenderam os apóstolos, porque eles falavam de um assunto muito delicado para eles: Jesus.

Os dois ficaram presos até o dia seguinte, mas a mensagem da salvação estava divulgada e sabe o que aconteceu? Com a repercussão do milagre e a palavra dos apóstolos, muitos dos que ouviram e viram o milagre creram em Jesus e foram quase cinco mil homens. O Templo era frequentado por homens em sua maioria, mas na parte externa ficavam as mulheres e com certeza muitas delas, que não foram contadas, também creram em Jesus.

Veja como são as coisas. Aquele homem era coxo de nascença, nunca tinha andado na vida e sua vida se resumia a pedir esmolas na porta do templo. Ele não estava nem dentro e nem fora do templo, estava na porta, no lugar de passagem. Ele pediu esmolas para os homens certos e recebeu muito mais do que pediu, porque Deus tinha planos com a cura daquele homem.

Através do milagre de cura do coxo, o Nome de Jesus foi pregado no alpendre do templo, daquele mesmo templo de onde saiu a ordem para prender, julgar, condenar e executar o Filho de Deus. Pois Deus fez proclamar e honrar o Nome de Seu Filho no lugar de onde Ele saiu para morrer na cruz.

O mesmo Deus vai honrar sua vida e de onde você saiu humilhado, desprezado, você voltará vitorioso e tudo para honrar o Nome de Jesus que está sobre sua vida. Deus tem Seus planos, Seus desígnios em tudo o que nos acontece de bom e de mau, porém o mau e o mal jamais prevalecerão na vida dos que O amam e são chamados segundo os Seus propósitos.

A mensagem de hoje é: Levanta e anda! Não se deixe abater pelos maus momentos, você não está vencido, nós não estamos vencidos e no tempo da oportunidade o Senhor mesmo se levantará a nosso favor e fará o milagre acontecer na vista de todos, assim como aconteceu naquela tarde na Porta Formosa do Templo de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário