quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TERRA DE ESPINHOS

APARÁBOLA DO SEMEADOR


        
Marcos 4:1 a 9 
1 - E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
2 - E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
3 - Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4 - E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
5 - E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
6 - Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
7 - E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
8 - E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
9 - E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
          

1)-AS  TERRAS.
            
Nesse texto vemos revelados quatro tipos de terras, a saber.


 a) A TERRA DURA
Pessoas que não aceitam de forma alguma a palavra de DEUS, dando assim espaço para que satanás os confunda e retire deles a palavra de DEUS.

              



b) A TERRA ROCHOSA:
                   
Terra que não oferece nutrientes. Pessoas que aceitam de bom grado a palavra de DEUS, más não oferecem nutrientes para que a semente cresça assim logo ela morre por falta de alimento. Pessoas que não se preocupam em estudar ou conhecer a palavra de DEUS.


c) TERRA DE ESPINHOS
       
 Pessoas que apesar de aceitar a palavra de DEUS se deixam envolver pelos cuidados do mundo esquecendo-se de que existe um DEUS soberano e poderoso.







d) TERRA FÉRTIL

Terra que recebe a semente permite que ela cresça e produza muitos frutos. Pessoas dispostas a servir a um DEUS verdadeiro e que quando recebem sua palavra e permitem que ela se torne viva em sua vida produzindo assim frutos.


2)-  DESTAQUE: TERRA DE ESPINHOS.
                 
Em meio a esses tipos de terras (pessoas), destaco a terra em que os espinhos sufocam a palavra. Para entender essa terra vamos analisar três aspectos.


a)- A RECEPÇÃO DA PALAVRA.
                     
Sabemos que muitas pessoas ouvem e aceitam a palavra de DEUS diariamente más, infelizmente muitos se enquadram nessa condição, a de terra cheia de espinhos.
A terra (coração), é boa tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento da semente, ouvem a palavra a recebem verdadeiramente, deixam ela se tornar viva nos corações, são pessoas "que realmente se entregaram a JESUS”, e de bom grado se transformaram assim a semente começa a crescer e se tornar bonita.


b)- ESPINHOS.

Toda vez que plantamos temos que após alguns dias fazer uma limpeza, senão o mato cresce e acaba sufocando a planta até que a planta fica sem receber a luz do sol, impedindo seu desenvolvimento fazendo com que as pragas se proliferem.
É exatamente esse o problema dessa terra, esse coração recebe a palavra, más junto com a semente boa começam a aparecer os espinhos, esses espinhos crescem junto com a semente absorvendo uma parte de seus nutrientes ou muitas vezes todos os nutrientes da semente, e crescem muitas vezes mais rápido, e acabam por sufocar por completo a planta, matando-a.
Assim sendo, vemos a ação de satanás, que tira a atenção dos servos de DEUS, mostrando as dificuldades, e os prazeres do mundo sufocando a palavra de DEUS com o passar do tempo.

c) O CUIDADO:

Mateus 6:13
E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Esse cuidado devemos ter para não desanimar e desviar da palavra de DEUS, estar perseverando em oração, para que não sejamos seduzidos pelas coisas do mundo, más sejamos fortificados em JESUS para vencer os espinhos.

CONCLUSÃO.
                        
Se tão somente buscarmos orientação DIVINA para nossas vidas venceremos todos os tipos de problemas, e uma terra que teria tudo para ser destruída pelos espinhos certamente será limpa e se tornará uma terra frutífera e abençoada pelo DEUS que tudo pode.

Salmos 37:5 a 7 
5 – Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ELE fará.
6 – Fará sobressair sua justiça como ma luz e o teu direito como o sol ao meio dia.
7 – Descansa no SENHOR e espera NELE, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho; por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
        
   Que tipo de terra é você?      


Nenhum comentário:

Postar um comentário