segunda-feira, 20 de novembro de 2017

o duro discurso de Jesus a Nicodemos e a sua conversão


1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 Este foi ter de noite com JESUS e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de DEUS, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele.

3 JESUS respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de DEUS.

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 JESUS respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no Reino de DEUS.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do ESPÍRITO é espírito.

7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do ESPÍRITO.

9 Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?

10 JESUS respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?

11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.

12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes como crereis, se vos falar das celestiais?

13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu (Jo 3.1-13).




A mensagem de hoje é sobre Nicodemos. A coisa que  mais me chamou a tenção no encontro entre Jesus e o príncipe dos Judeus foi que o Mestre mesmo sabendo que se tratava de um personagem ilustre; tendo recebido um elogio da melhor qualidade, não procurou ser recíproco, mas pelo contrário, tratou de forma direta, da urgente necessidade do seu novo nascimento ao dizer: " Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de DEUS."

Às vezes quando estamos assentados ao lado de pessoas importantes, nem sempre somos diretos e objetivo em falar do plano de salvação de Deus para aquela pessoa.

Jesus só teve aquela oportunidade (como homem) de pregar para Nicodemos e não a desperdiçou.
As vezes ao se encontrar socialmente com os nossos amigos falamos de tudo: Futebol, política, violência, cantor preferido, filme preferido, estudos, profissão... No entanto o mais importante mesmo que é falar do arrependimento e do novo nascimento deixamos para a última hora ou nunca, principalmente se for pessoas advinda da classe alta.

O duro sermão que Jesus pregou a Nicodemos surtiram o efeito desejado pois ele de fato se converteu (veja Jo 7.51; 19. 39-42).
I. Quem era Nicodemos?

Nicodemos era um fariseu e uma autoridade entre o povo judeu. Ele se interessava pelo ensino de Jesus mas a Bíblia não diz se ele se converteu. Nicodemos ajudou a sepultar Jesus.

O nome Nicodemos é grego e significa “conquistador do povo”. A explicação por seu nome ser de origem grega, se dá pelo fato de que, a partir do período dos governantes macabeus, tornou-se comum uma mistura de nomes gregos entre os hebreus.
Nicodemos era um mestre em Israel, um estudante profissional, intérprete e doutor da Lei, ocupando uma posição muito proeminente. Para entendermos um pouco melhor a posição de Nicodemos precisamos ter uma noção básica do que era o Sinédrio. De forma bem resumida, o Sinédrio era um tipo de Corte Suprema dos judeus que se reunia em Jerusalém. No tempo de Jesus, a jurisdição do Sinédrio era tanto civil quanto, de certa maneira, criminal.
Muito provavelmente, Nicodemos foi um homem de grandes posses (Jo 3:1,10; 19:39). Não se sabe praticamente nada sobre sua vida pessoal além do que é relatado no Evangelho de João. Alguns estudiosos tentam identificá-lo com um homem rico e generoso chamado Naqdimon Ben Gorion, mencionado no Talmude, um dos livros básicos do judaísmo. Entretanto, tal identificação é incerta.
Certa noite, Nicodemos visitou Jesus para conhecer mais sobre ele. Nicodemos sabia que Jesus foi enviado por Deus, por causa dos milagres que fazia (João 3:1-2). Ele conhecia as Escrituras e reconheceu o poder de Deus na vida de Jesus.
 Seu nome é grego e significa "vencedor do povo". Era fariseu, um príncipe do povo (Jo 3.1) e membro do sinédrio (Jo 7.50). Nicodemos viu em Jesus algo que não existe em nenhum dos seres humanos, mas ainda assim parece que não queria serviste pelo povo conversando com o Mestre. Talvez isso justifique o fato de ter ido à noite se encontrar com o Senhor (v.2). Nicodemos nunca mais foi o mesmo depois desse encontro com Jesus (Jo 7.51; 19.39). Esse diálogo impressiona as pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16)
Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer de novo para entrar no Céu. Nicodemos não entendeu e lhe perguntou como um homem crescido poderia entrar de novo na barriga de sua mãe (João 3:3-4). Os judeus não acreditavam em reencarnação e a ideia de nascer de novo era muito estranha. Jesus explicou que era um nascimento espiritual. Ele também profetizou sobre sua morte, que traria salvação a todo que crê (Jo 3:14-15).
Noutra ocasião, quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam prender Jesus, Nicodemos o defendeu. Nicodemos queria que eles ouvissem o que Jesus tinha para dizer antes de o condenar. Mas eles estavam com inveja de Jesus e acusaram Nicodemos de ser um ignorante da Galileia (Jo 7:50-52).

II.  O encontro de Nicodemos com Jesus.

O homem era importante, gozava de uma posição social relevante na nação judaica, era rico, instruído e honrado, um verdadeiro príncipe de seu povo.

Nicodemos ouviu as lições de Jesus e ficou fascinado por aquele Homem Galileu e ele desejava saber mais, entender melhor quem era aquele homem humilde, mas que falava com sabedoria incomum para alguém do povo e Nicodemos queria conhecer melhor Sua doutrina maravilhosa.

O problema é que Nicodemos fazia parte do Sinédrio, o conselho dos judeus e se ele fosse falar com Jesus à luz do dia, certamente seria duramente criticado pelos outros fariseus e Nicodemos tinha uma posição social a honrar, não era qualquer um. Então, Nicodemos resolveu procurar Jesus de noite, ele sabia onde o Mestre costumava passar a noite e foi lá.

Ele chegou elogiando Jesus, dizendo: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” (João 3:2). Jesus nem considerou o elogio e disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”  (João 3:3). Aquilo foi uma ducha de água fria no fariseu arraigado às suas tradições religiosas.

Pense bem, o homem era reconhecidamente religioso e Jesus disse que estava tudo errado, que ele teria de nascer de novo se quisesse entrar no Reino de Deus. Nicodemos era inteligente e sabia do que Jesus falava, mas foi dissimulado, se fez de burrinho e disse: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3:4). Nicodemos preferiu se fazer de desentendido e considerar a afirmação de Jesus ao pé da letra.

Jesus é Deus e sabia com quem estava falando, que Nicodemos era um homem instruído, profundo conhecedor das profecias e desconsiderou a pergunta infantil dele. Jesus manteve a conversa em nível mais alto e respondeu: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

Água e Espírito. O que é isso? Simples. Nascer da água é a profissão de fé, é o batismo. Quando alguém se batiza está afirmando sua fé, está confessando Jesus como seu Senhor e Salvador. O Espírito Santo é o Deus que está conosco todos os dias, suportando nossas fraquezas, moldando nosso caráter, transformando nossas orações e quem não nascer do Espírito Santo não é servo de Deus.

O batismo com água pode ser só água mesmo, vai depender de quem é batizado, se é sincero ou não, mas o zelo do Espírito Santo, este ninguém finge receber, é espiritual e faz a nossa vida mudar de verdade. É o Espírito Santo que nos faz frutificar em toda boa obra, é Ele que distribui os dons e ministérios na Igreja de Jesus, Ele é o responsável por todas as mudanças exteriores e interiores em nossas vidas depois de reconhecermos Jesus.

A conversa ficou animada e Jesus continuou ensinando aquele doutor da lei e disse: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3:6-8).

O que nasce da carne é complicado, porque a carne, gente, tende a tudo o que não presta. Veja o que são as obras da carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21). A carne luta incessantemente contra o espírito. Não é fácil vencer as obras da carne e nossa tendência natural ao que não presta, só mesmo o Espírito Santo pode nos fortalecer o espírito para vencermos nosso inimigo íntimo: a carne, a tendência humana.



III. A conversão de Nicodemos.

Muitos já empreenderam discursos e escritos a respeito de Nicodemos, afirmando NÃO ter sido ele salvo pela Graça do Senhor Jesus Cristo.

E a afirmação desses pregadores é estribada tão-somente no fato de ele ter sido fariseu.

Realmente, naqueles idos a seita farisaica engendrou, juntamente com a casta sacerdotal, os piores inimigos de Jesus Cristo. Tão algozes eram, que o Senhor Jesus dirigiu-lhes as seguintes Palavras: “Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?” (Mt 23:23)

Mas não é por essa razão que devemos descartar a possibilidade de um fariseu ser salvo. “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19:26)

O Apóstolo Paulo foi fariseu (Fl.3:5), mas alcançou “fé igualmente preciosa na Justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pd 1:1), e tornou-se, incontestavelmente, no cristão que mais trabalhou na Obra do Senhor Jesus Cristo, em toda a História do Cristianismo (2 Co.11:22).



A conversão de Nicodemos foi progressiva



1- No início, Discípulo Tímido: Jo 3.1-8

A primeira vez que Nicodemos foi encontrar com Jesus foi durante a noite (João 3.2 e 19.39), provavelmente para não ser visto pelo povo. Este momento foi no início do ministério de Cristo. Como os fariseus não acreditavam em Jesus, Nicodemos temia ser mal entendido se fosse flagrado com o Mestre. Mas a vontade de conhecer a verdade foi mais forte, por isso não hesitou em procurar Jesus para estar sozinho com Ele e tirar suas dúvidas.
Neste primeiro encontro com Jesus, Nicodemos começou seu discurso à moda dos religiosos da época com uma introdução e elogios ao mestre que estava sendo impelido. Mas Jesus foi direto ao assunto falando sobre a necessidade de nascer de novo. Nicodemos ficou tão interessado que perguntou mais duas vezes sobre o assunto (João 3.4 e 9). Nicodemos saiu daquele encontro com Jesus, como uma criança que acabara de nascer.
Assim como Nicodemos, muitas vezes começamos nossa caminhada seguindo Jesus de maneira tímida, apenas por curiosidade ou por necessidade de resolver seus conflitos interiores. Quando conhecemos a Jesus, percebemos que somos conhecidos e amados por Deus. Se você ainda está tímido e com medo do que as pessoas pensarão de você sabendo que está seguindo a Jesus, não tenha medo de assumir sua fé, porque Jesus não teve medo de morrer por sua vida.


2- No meio,  Discípulo Convicto: Jo 7.50-52

O segundo relato bíblico sobre Nicodemos, descreve uma reunião do sinédrio onde o assunto era sobre Jesus. Este momento marca o meio do ministério de Cristo quando os fariseus já não suportavam seus ensinos e milagres. Os guardas que foram prender Jesus não conseguiram colocar as mãos no Mestre porque ficaram maravilhados com suas palavras (Jo 7.44 -46).  Então os fariseus queriam um pretexto para prender Jesus.
Nicodemos sugeriu que não poderiam julgar uma pessoa sem antes conhecer seus argumentos. A sugestão de Nicodemos era justamente o que havia feito quando foi procurar Jesus e demonstra que gostaria que os outros fariseus também fossem se encontrar com Cristo. Mas os fariseus viviam perseguindo Jesus e já tinham o ouvido falar. Contudo Nicodemos teve um encontro pessoal e sincero com Jesus.
Neste momento Nicodemos estava disposto a assumir sua fé em Cristo. Embora o texto não descreva mais detalhes, percebemos que com esta defesa à pessoa de Jesus, Nicodemos demonstra que acreditava no Mestre. Certamente estava acompanhando os feitos e ensinos de Jesus. Mesmo que os outros pensassem que nenhum fariseu acreditasse em Jesus (Jo 7.48), Nicodemos creu e não se importou em ser chamado de Galileu, um termo usado pelos fariseus com sentido pejorativo por causa da pouca cultura² do povo da Galileia (Mt 26.73).

3- No final  Discípulo Assumido: Jo 19.39-42


A terceira e última citação sobre Nicodemos na Bíblia mostra o momento em que participa do sepultamento de Cristo. Esta cena de retirada do corpo da cruz, a preparação com especiarias e o sepultamento foi algo público, que tiveram que pedir autorização (João 19.38) e todos na cidade puderam ver. Então Nicodemos já não se importava com o que pensassem dele, assumiu sua nova fé.
Ser visto pelos fariseus tocando um morto, algo condenado por eles e principalmente alguém julgado pelo sinédrio, seria rejeição certa. Mesmo assim Nicodemos não temeu em participar dos últimos momentos ao lado de Jesus. Levou uma contribuição caríssima comparada ao que se gastava para o sepultamento de um rei (II Crônicas 16.14). Com este ato reconheceu que Jesus era o Rei dos reis. Em sociedade com José de Arimatéia, Nicodemos preparou o melhor lugar para o corpo de Jesus cumprindo a profecia de que “com o rico esteve na sua morte (Isaías 53.9).
A partir deste fato Nicodemos deve ter ficado conhecido como discípulo de Jesus ou peno menos como quem o sepultou. Pode ter até sofrido acusações de roubar o corpo de Jesus (Mateus 27.64 e 28.13). Embora não sabemos os fatos ocorridos com Nicodemos, podemos pressupor que tenha sido perseguido como um cristão.
Ao tocar o corpo morto de Jesus, Nicodemos teve ter chorado não somente pela tristeza da morte de Cristo, mas por não ter aproveitado mais a oportunidade de andar com Ele.



IV. As evidências do novo nascimento em Cristo

1. Testemunhando Jesus perante outros. ( Jo 7: 50-52)
Defender, testemunhar, falar do amor de Deus são evidências do novo nascimento.
“ Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua Glória e na do Pai e  dos santos anjos.” Lc 9: 26
2. Pagando um preço para servir a Jesus. ( João 19:38,39)
“ … E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à  noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés”
Cem libras equivaliam aproximadamente, 35 Kg de perfume altamente caro, que servia para perfumar os corpos de pessoas nobres, ricas.


3. Prática da Justiça“Se sabeis que Ele (Jesus) é Justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido de dEle”.

(I Jo 2:29)
A primeira evidência que uma pessoa dá de que realmente nasceu de novo é a prática da justiça. O que é a justiça? Justiça é o oposto do pecado. A palavra seria melhor traduzida por retidão. Deus é um Deus de retidão; Ele faz tudo certo. O cristão deve também praticar a justiça em todos os seus aspectos. Não significa que o filho de Deus não peca mais, pois o próprio João disse que “se não cometemos pecado, fazemo-Lo mentiroso e a sua verdade não está em nós” (1:8), e que “se pecarmos, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” . (2:1) O ensino aqui é o seguinte: os outros precisam comprovar que nossa vida é uma prática constante de justiça, ainda que possamos uma e outra vez cair em pecado.

4.  Não Peca Habitualmente“Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus” . (I Jo 3:9)

Aqui João enfatiza outro aspecto daquele que nasceu de novo: ele não pode pecar. Mas isso parece contradizer o que falamos no primeiro ponto. (I Jo 1:8,10; 2:1) Aqui precisamos ler com atenção e na dependência do Espírito Santo: João diz que o novo homem que nasceu de Deus não pode pecar. Por que? Porque a semente de Deus (incorruptível) habita nele. João não está falando do velho e sim do novo homem. Infelizmente muitos filhos de Deus pensam que na conversão o velho homem é transformado em novo homem. De modo algum! Basta ler Gálatas para comprovarmos isto: “A carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne”. (5:17) Dentro daquele que nasceu de novo existe duas naturezas: a velha (a carne) e a nova (o espírito). A luta acontece no interior do salvo. Graças a Deus dentro de nós existe um novo homem, uma nova vida, um novo Eu, que pode dizer ao velho homem, à velha vida e ao velho Eu: não permito que você me leve a pecar; eu rejeito qualquer manifestação da velha criação que vocês queiram projetar em minha vida, mas lembremos que Deus já crucificou o nosso velho homem (Rm 6:6) a fim de não servirmos mais o pecado como escravos.

5.  Pratica o Amor “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (I Jo 4:7-8).

Outra evidência do novo nascimento é a capacidade de amar. O amor mencionado por João é o amor de Deus derramado em seu coração através do Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5:5). A fé e a esperança passarão, mas o amor vai permanecer para sempre. Deus não é fé e Deus não é esperança, mas Deus é amor! João diz que devemos amar os irmãos e aquele que não ama não conhece a Deus. No Evangelho, João disse que quando cremos nós passamos “da morte para a vida”. (5:24); mas nessa carta ele nos dá uma prova prática: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”. (3:14). O amor de Deus, ágape, é o amor sacrifical, que dá sem esperar nada de volta, que ama mesmo que não seja movido pela emoção. Ama porque precisa amar, porque deseja e tem poder para isso. Tal amor não se limita apenas aos salvos, mas é oferecido a todos. A amor ágape não escolhe quem deve ser amado!

6. Crê que Jesus é o Cristo “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”. (I Jo 5:1a)

Outra evidência do novo nascimento é esta: o nascido de novo crê que Jesus é o Cristo, ou, o Ungido. O que significa isso? Jesus só foi ungido Como Cristo depois de Sua morte, ressurreição e ascensão. Lucas, diz que “esse mesmo Jesus, a quem vós crucificaste, Deus o fez Senhor e Cristo”. (At 2:36) Confessar que Jesus é o Ungido (Cristo) de Deus é confessar que cremos que Ele morreu na Cruz, ressuscitou e subiu ao céu e Se assentou à direita do Pai. Em outras palavras, é crer que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, que foi por Ele enviado a este mundo para realizar a obra da redenção, e que depois de a ter realizado subiu ao céu e um dia voltará para julgar o mundo.

7.  Ama os Irmãos em Cristo“E todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dEle é nascido”. (I Jo 5:1b)

A segunda parte desse versículo não é muito clara, pode ser interpretada de duas formas: “ao que dEle é nascido” pode ser o Senhor Jesus ou nossos irmãos em Cristo. No ponto anterior (IV) João diz que alguém é “nascido de Deus”. Então quem nos gerou é Deus e, se realmente nascemos de Deus, devemos amar o que dEle é nascido. O Senhor foi gerado pelo Pai (não criado) e todo aquele que crê também é gerado de novo pelo Pai. Se a referência é ao Senhor Jesus, então a evidência é o amor sacrificial que devemos manifestar por cada filho de Deus. Será que amamos o Senhor e os irmãos?

8. Vence o Mundo “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence e o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (I Jo 5:4)

Outra evidência do novo nascimento é a vitória sobre o mundo. O que é o mundo? É o sistema organizado de Satanás. O mundo jaz no maligno e por isso não devemos amar o mundo e as coisas que no mundo existem. (I Jo 5:19; 2:15) Só podemos vencê-Lo através da fé; a fé só pode ser adquirida através do novo nascimento. O amor do mundo é inimizade contra Deus; O mundo não deve nos comprimir nos seus moldes. (Tg 4:4; Rm 12:1) Se nascemos de novo, somos novas criaturas, estamos assentados nos lugares celestiais juntamente com Cristo e não somos deste mundo. (II Co 5:17; Ef 2:6; Jo 17:16)
9.  O Maligno não lhe Toca “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes aquele que nasceu de Deus guarda-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. (I Jo 5: 18)

Está é a última evidência do novo nascimento. Já vimos o que significa “não vive pecando”. Mas o que vem a ser “o maligno não lhe toca?” Pedro não foi tocado pelo Diabo? Ananias e Safira também? O moço que pecou com a madrasta? (I Co 5) Então eles não eram nascidos de novo? De modo nenhum! Eles eram salvos realmente. O que João parece estar dizendo é que todo aquele que nasceu de Deus, nasceu de cima, pode pecar algumas vezes, mas não habitualmente e que o maligno nunca poderá levá-lo a cometer algum tipo de pecado que não possa ser perdoado por Deus. Graças a Deus pela grande salvação que recebemos!
E deste encontro de Nicodemos e Jesus podemos aproveitar muitas lições:
10.  Conhecimento de Deus e do Evangelho por si só não nos garante vida eterna. Versos 2 e3.

• Nicodemos declarou que tudo o que Jesus fazia só tinha explicação baseado na tese de que Deus estava com ele, ou seja, Nicodemos demonstrou conhecimento.
• Mas a resposta de Jesus a ele foi categórica, “quem não nascer de novo não tem acesso ao Reino de Deus”.
11. A única verdade que nos conduzirá a vida eterna é a obra realizada em nós pelo Espírito Santo. Versos 4-6.

• Talvez na cabeça de Nicodemos quando ele disse ser impossível alguém voltar ao ventre de sua mãe, ele entendia ser impossível mudança de caminho e conversão.
• Mas Jesus contrapõem esta idéia e diz” Quem é nascido na carne é carne, é o que é nascido do espírito é espírito”.
12.  De posse da vida eterna pela obra do espírito devemos nos submeter à vontade de Deus. Versos 7-8.

• Ninguém que nasceu de novo vive uma vida de qualquer jeito, fazendo o que lhe agrada.
• A afirmação de Jesus é que o vento nós o sentimos, mas não sabemos para onde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que foi gerado no espírito.

12 .  Para melhor servirmos a Jesus temos que pagar um preço:
* Perseguição ( II Tm 3:12); serviços( dons e ministérios); tempo ( igreja, células); Dinheiro ( dízimo/ ofertas);Amor (Irmãos/ próximos/inimigos).
Nicodemos, embora sendo religioso, justo, íntegro, profundo conhecedor da bíblia, não havia nascido de novo, não era salvo. Certamente, se morresse antes de ter um encontro com Cristo, não iria para os céus.
Nicodemos ouviu falar de Jesus, despojou de seus méritos, e foi até Ele, teve uma experiência pessoal com Cristo. Nicodemos nasceu de novo, creu que de fato Jesus é o Salvador, o Messias esperado, segundo a Escritura.
Nicodemos mostrou através das evidências, que de fato ele tinha nascido de novo: Testemunhou, defendeu Jesus, perante outros. Pagou um preço para servir a Jesus.
E você?  Já nasceu de novo? Tens procurado Jesus, tens testemunhado defendendo-o, tens pago um preço para servir o mestre? “ … se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
“Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. (Jo 3:3)
As palavras acima foram pronunciadas pelo Senhor Jesus a um homem chamado Nicodemos. Ele era um mestre em Israel, mas mesmo assim Jesus disse que ele precisava nascer de novo. Ele não sabia o que era esse novo nascimento e o Senhor Jesus lhe explicou que era um nascimento “de cima” (traduzido como “de novo”). João registrou em outro lugar: “Mas a todos quantos O receberam, aos que crêem no Seu nome, deu lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue e nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (Jo 1:12-13) O apóstolo do Senhor diz que só precisamos receber a Jesus para experimentarmos o novo nascimento. Todavia, isso é algo que acontece apenas no interior da pessoa; é algo que não pode ser comprovado pelo ver, pelo tocar ou pelo sentir. Deus em Sua sabedoria, levantou o mesmo apóstolo João para escrever a Primeira Carta. Sob a inspiração do Espírito de Deus, ele menciona sete evidências do novo nascimento. Isto é, todo aquele que declara ter nascido de novo, que experimentou uma mudança no seu espírito, deve manifestar as evidências estabelecidas pelo apóstolo.

Mediante o novo nascimento, mantemos plena comunhão com DEUS, reconhecendo o seu senhorio em todas as esferas de nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário