quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O JUSTO VIVERA PELA FÉ

Hebreus 10:38
“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. “

Antes de falar sobre esse        versículo temos de saber duas coisas

       1)- O QUE É  SER UM JUSTO.
       2)- O QUE É  FÉ.

       
       1)- O QUE É SER UM JUSTO.

Ser justo é ser considerado sem culpa.
(Mateus 20:28) –
“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
    O versículo acima nos fala sobre o sacrifício de JESUS, de que ELE veio para dar a sua vida para resgatar o pecado do mundo, aqueles que o aceitam como único SALVADOR são resgatados do pecado e limpos de toda iniquidade.
Aceitar JESUS como único SALVADOR  é ser justificado pela sua palavra, ou seja, ser perdoado de todo e qualquer pecado, livre de toda culpa tornando-se limpo.
O evangelho de João nos seus primeiros versículos faz uma referencia a JESUS, como sendo a verdadeira luz para o mundo, que ELE veio para o mundo e não foi aceito, más a todos aqueles que o aceitaram a esses hes deu o poder de se tornarem filhos de DEUS. Assim sendo todo aquele que aceita JESUS como único SALVADOR para sua vida é justificado (declarado sem culpa) de seu pecado, torna-se limpo.
João 1: 12 
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”
             
             Então: 
JUSTO = JUSTIFICADO = DECLARADO SEM CULPA = INOCENTE = SALVO.


             2)- O QUE É FÉ.
                
Quando perguntamos na igreja o que é fé a resposta que recebemos na maioria das vezes é o que esta escrito em
Hebreus 11-1.
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Certamente essa é a definição exata do verdadeiro significado dessa pequena palavra, mas de muito valor para nossas vidas.
 Não existe outra forma de acreditar em DEUS se não for através da fé, só agradamos a DEUS através da dela, pois só acreditamos que ELE existe através da FÉ.
Hebreus 11:6
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

A FÉ nos faz acreditar naquilo que não podemos ver, DEUS, através desse dom dado por DEUS é que podemos acreditar em suas maravilhas, amor e seu poder, DEUS não pode ser visto a não ser pelo poder da FÉ.
Infelizmente o ser humano tende a acreditar somente naquilo que vê, e em conseqüência disso tem uma grande dificuldade de acreditar nas coisas que não pode contemplar com os olhos. No Velho Testamento vemos diversas vezes o povo de Israel abandonar sua FÉ no DEUS verdadeiro e buscar auxilio diante de imagens, justamente por poder enxergar essas imagens.

Êxodo 32:4
“E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um BEZERRO de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.”

Acreditar no DEUS verdadeiro invisível é ter essa definição de Hebreus viva dentro do coração, pois somente pela FÉ, a verdadeira FÉ é que podemos acreditar em DEUS.
              
O JUSTO VIVERA PELA FÉ.

Agora temos uma pequena ideia do que é ser JUSTO, e do que é ter FÉ.
              
Hebreus 10:38  
“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”
               
    Falar sobre esse versículo, sem lembrar-se de homens e mulheres relatados na bíblia que viveram e morreram servindo e professando sua fé em um DEUS verdadeiro é difícil, pois eles nos dão exemplos de perseverança e confiança, seja qual a situação enfrentada, por pior que ela pareça. Mesmo enfrentando a morte mantiveram-se dispostos a sofrer por acreditar no DEUS vivo. Essas pessoas foram jogadas aos leões, atiradas em fornalhas, vendidos como escravos, serrados ao meio, torturados, queimados vivos. No entanto em momento algum essas pessoas duvidaram da existência de um DEUS poderoso e soberano, viver pela FÉ é estar disposto a aceitar a ação de DEUS em nossas vidas, viver segundo a palavra DELE e acreditar que alcançaremos nossa vitoria e que essa vitoria é proveniente de SEU amor por nós. Pois quem daria seu próprio filho, seu único filho para sofrer e morrer para nos resgatar da morte imposta pelo do pecado?  

João 3 – 16
“Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu seu FILHO unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”
     Quando conseguimos entender o significado real desse versículo para as nossas vidas, então começamos a viver pela fé, viver pela fé é servir a DEUS, e isso não é sinônimo de sofrimento muito pelo contrario é sinônimo de alegria, vitória, felicidade, por sabermos e reconhecermos que em nosso tempo aqui gozaremos dos cuidados DELE, e no tempo vindouro gozaremos da vida eterna ao SEU lado.

Galatas 2-20, -
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Em nossas vidas passamos por muitas dificuldades e provações, más temos que estar atentos a ação de DEUS em nossas vidas, perceber que mesmo em meio a tribulação estamos sendo sustentados por DEUS. Viver pela FÉ é estar depositando total confiança em DEUS e ter certeza da sua provisão.
Hebreus 10 - 38 nos fala também daquele que recua, e que desse DEUS não tem clemência ou prazer nele. Devemos estar firmes, alicerçados na palavra de DEUS e nunca olhar para trás, olhar sempre para frente, não devemos fazer como a mulher de Ló, que olhando para trás morreu, morreu ao sair da presença de DEUS, e pensar no que tinha deixado para traz.
Genesis 19 – 26
“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estatua de sal”

Não importa a situação que estamos enfrentando, podemos estar diante da maior peste, e ver muitas pessoas "morrendo" ao nosso lado, não devemos recuar devemos através da FÉ enxergar a DEUS e vencer todos os obstáculos até chegarmos à terra prometida.
(Salmos 91:7) -
“MIL CAIRÃO ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.”
Devemos estar sempre ligados a DEUS através da FÉ, assim poderemos vencer qualquer obstáculo segundo a SUA vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário