quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PARÁBOLA DO TESOURO


Mateus 13:44 a 53 

44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 - Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
47 - Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
48 - E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
49 - Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
50 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
51 - E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
52 - E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
53 - E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.


Quantas vezes nos vemos em situações onde temos que escolher entre o certo o duvidoso e o errado, e colocamos em confronto nossa vontade e a vontade e a vontade de DEUS. Deixamos o trabalho a luta pelas coisas materiais tomarem conta de nossas vidas e vamos nos afastando de DEUS cada vez mais, até perder-mos nossa identidade com DEUS e esquecermos DELE completamente, ficamos envolvidos com nossa vida material.
Ao contar a parábola do tesouro JESUS quer mostrar aos seus o que realmente significa o reino dos céus. ELE inicia a historia dizendo:
    - "O reino dos céus é semelhante".
Compara um homem que achando um tesouro dispõe de tudo o que possui para adquiri-lo.  Esse tesouro é o reino dos céus, temos esse tesouro nas mãos, más não queremos abrir mão das coisas materiais para adquiri-lo. Vemos no relato de Mateus 19 16 a 22que o jovem rico até queria seguir a JESUS, más quando percebe que teria que abrir mão de tudo que possuía, optou por ficar com sua riqueza e seus bens materiais os quais ele podia ver e tocar.    

16 - E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

    Percebemos que as pessoas de um modo geral têm o objetivo de vencer na vida, ou seja, almejam uma vida confortável e segura (desejam riquezas), e muitas para atingirem esse objetivo não medem esforços a fim de alcançá-lo, chegam a fazer coisas extremas para adquirir riqueza e poder, matam, roubam, passam por cima de tudo e de todos, discriminam e humilham seus semelhantes, arriscam suas próprias vidas, enfim estão dispostos a fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos, acumular riquezas, más esquecem-se ou não sabem que a verdadeira riqueza ou a única que realmente tem valor, é a nossa salvação através do sacrifício de CRISTO JESUS.
JESUS veio ao mundo para nos trazer ensinamentos e para nos salvar nos dando a chance de conquistar esse verdadeiro tesouro que é a vida eterna. Más quantos O tem rejeitado, achando que isso é bobeira, trocam JESUS por mamom (riquezas), e nunca conseguem a verdadeira felicidade, a felicidade de serem salvos, serem mudados por seu poder restaurador.
Hoje temos essa chance, de trocar as riquezas por JESUS não vamos deixar essa chance passar e jogar fora o nosso maior tesouro, a nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário