quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MT 16 18


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;  (Mt 16.18)

A Igreja subsiste por Cristo e para Ele. Ela permanecerá eternamente para a glória do Senhor. Porém, enquanto a Igreja ainda estiver sendo edificada ela sofrerá perseguições e terríveis ataques por parte dos inimigos infernais. Foi Matthew Henry quem disse: “Os seguidores de Cristo não podem esperar melhor tratamento do mundo do que o que o Mestre recebeu”. Mas como dizia Benjamin E. Fernando. “A perseguição é um dos sinais mais seguros da autenticidade do nosso cristianismo”. O mesmo autor também declarou: “Esmagar a igreja é como bombardear um átomo: energia de alta qualidade é liberada em quantidades enormes e com efeitos miraculosos”. Para a Igreja, as batalhas são muitas e constantes, mas a vitória é certa e garantida: “..as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Isto significa que a Igreja é e sempre será vitoriosa por causa d`Aquele que a sustenta e dela cuida.


Vamos entender três motivos pelos quais as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.

 Porque a Igreja de Cristo tem as chaves do Louvor.

Louvar – shabach - dizer a Deus tudo aquilo que Ele faz, é exalar a Deus com cânticos.
Onde tem a Presença de Deus o seu poder opera em Plenitude
Sl 67: 5  Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
6  A terra deu o seu fruto, e Deus, o nosso Deus, nos abençoa.
7  Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.
Sl 106:47  Salva-nos, SENHOR, nosso Deus, e congrega-nos de entre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.
Gloriemos – Triunfássemos, grito de vitória diante dos inimigos derrotados.
Sl 22:3  Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
4  Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.

At 16:25  Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
26  De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
27  O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28  Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
29  Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.

Porque a Igreja de cristo tem as chaves da casa de Davi

Isaías 22:22  Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá.
Apocalipse 3:7  Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8  Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
A porta que Deus abre ninguém fecha, porta de Bênçãos, portas ministeriais, portas empresariais, porta de emprego, porta de casamento
Filipenses 4:13  tudo posso naquele que me fortalece.

 Porque a Igreja de Cristo tem as chaves do Reino dos Céus


Mateus 16:19  Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
Mc 11:22  Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;
23  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
24  Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

 Porque a Igreja de Cristo tem as chaves da morte e do inferno


Apocalipse 1:18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
João 10:10  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
João 6:40  De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Ef4:8  Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9  Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? {às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra}
10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
Cl 2:14  tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;
15  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.



I.O triunfo da Igreja

A Bíblia diz que o diabo veio para enganar as nações, e ele logrou êxito, pois os homens trocaram a verdade de Deus pela injustiça do homem, adoraram a criatura e não o Criador. Criaram leis antagônicas à Palavra de Deus. O reino das trevas está penetrado em todas as facetas e áreas da vida do ser humano e só pode ser vencido pelo Reino de Deus. Jesus veio para destruir as obras do diabo e redimir as nações segundo os preceitos do Reino celeste, reino de justiça. Não há força opositora contra o reino das trevas senão o reino de Deus. Os filhos do reino não devem lutar contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades.
O profeta Ezequiel foi levantado pelo Senhor para combater a dureza de coração de uma nação, Israel, que recebeu diretamente a Palavra do próprio Deus, mas que se desviou do caminho do Pai. Esse mesmo povo, séculos depois, como está escrito em Atos 51, versículo 7, é chamado de povo obstinado de coração e ouvidos, igual ao antepassados. Atualmente, há muitos jovens que seguem seus desejos, seguem conselhos que são guiados segundo sentimentos humanos, baseados em emoções. Mas os servos do Senhor pertencem a um Reino onde há regras, não para castração, mas para liberdade dos que amam a Deus. É por meio da obediência a Ele que os homens se tornam livres. E para os que creem, basta a fé, e serão transportados para o Reino da maravilhosa luz do Senhor.
E, então, como expandir o Reino enquanto Igreja do Senhor? Pelo poder do próprio Deus. Paulo não pregou o evangelho baseado em palavras de persuasão humana, mas pelo poder de Deus. O meio ordinário de Deus expandir seu Reino são pessoas cheias do Espírito Santo. O reino das trevas é combatido não por força humana, não por inteligências, mas pelo poder do Espírito Santo. Pedro acreditou em sua própria força e fracassou só depois de Pentecostes que tornou um grande homem de Deus.
Jesus venceu a morte, ele é o Rei dos reis. Ao se encontrar com os apóstolos, ele declarou: fiquem em Jerusalém. Seus discípulos ficaram reunidos orando até que o Espírito Santo desceu sobre eles. A igreja cresceu após a descida do Espírito de Deus, pois nada pode combater o Reino dos céus. Quando o Espírito desceu sobre os discípulos, eles se tornaram testemunhas de Jesus. Não há testemunhas sem o poder e a presença dEle.
Toda autoridade foi dada ao nome de Jesus; toda língua confessará e todos joelho se dobrará perante a glória de Deus. A Igreja do Senhor tem a incumbência de expandir o Reino e isso se dá por meio da ação do Espírito Santo. É seu poder que torna o infiel fiel, que torna o mentiroso verdadeiro. O fruto do Espírito só é demonstrado por aqueles que estão cheios de Deus.
A igreja só cresce se há poder de Deus; e esse poder se manifesta onde há santidade, busca, renúncia, onde as vontades do homem são entregues a Deus. A Igreja do Senhor é conduzida pela Palavra de Deus.
A unção do Senhor prepara os seus para servir. No reino de Deus há servos, o menor é o maior, o último é o primeiro. Se alguém diz que é cheio de Deus, mas não está disposto a servir o próximo, essa pessoa não está cheia de Deus. Quando Deus toca o ser humano, estes não se contêm nem contentam em guardar para si as bênçãos do Pai, mas necessitam abençoar outros. O Senhor chama a cada um para ser arauto do Reino, o Reino do amor de Deus, da justiça e da verdade, por meio de uma vida plena no Espírito e repleta da santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

II. Jesus é quem concede o poder à sua Igreja

O próprio Jesus deixou bem claro que edificaria a sua igreja e que as portas do inferno jamais prevaleceriam contra ela, Mt 16: 18. Não há dúvidas de que o seu triunfo está consolidado por alguns princípios que jamais serão subjugados pelo adversário.
     
A Ressurreição de Cristo
A ressurreição de Jesus é um dos pilares do triunfo da Igreja, 1Co 15: 14. O cortejo do triunfo da igreja começou com a morte de Jesus na cruz: “está tudo consumado”. Diz a Bíblia, que após a sua morte e sepultamento, desceu as partes mais baixas da terra e levou consigo o cativeiro, para cumprir todas as coisas, ressuscitando ao terceiro dia, Ef 4: 9-10.
Por isso, sem ressurreição jamais existiria Cristianismo. A voz do anjo, que disse a Maria que o sepulcro estava vazio, ainda ressoa aos nossos ouvidos: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou”, Lc 24: 5-6. Jesus é o general vitorioso que saiu da sepultura, acompanhado por anjos num grande cortejo, para decretar o triunfo de Sua igreja. Sua ressurreição assegura o triunfo da igreja.

O Poder do Espírito Santo
Depois da ressurreição e manifestação aos discípulos, com provas infalíveis, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, até que fossem revestidos de poder, Lc 24: 49. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, Atos 2, foi o cumprimento dessa promessa. A partir de então, a igreja passou a pregar no poder a na unção do Espírito Santo, rompendo todas as portas do inferno.
A igreja, como instituição divina é invencível, porque tem o poder do Espírito Santo. Seu verdadeiro triunfo consiste na autoridade, para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo. Isto é, Jesus está falando das mais perigosas forças espirituais do mal, que a igreja tem autoridade ou domínio, Lc 10:19. Nenhum outro segmento pode usufruir dessa prerrogativa, outorgada pelo General (Jesus), que manietou o valente (Satanás) e libertou os seus escravos (a humanidade).  

Em Efésios 5:29-30 podemos certificar-nos desta verdade: “Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a Igreja; porque somos membros do seu corpo.” Assim como o pastor permanece com seu rebanho e suas ovelhas dependem totalmente dele quanto ao alimento, água e proteção contra os animais ferozes, assim também Cristo permanece com Seu rebanho, suprindo-o de toda a provisão e jamais o abandonará.

Disse-nos o Senhor Jesus Cristo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Jo 10:11; Mt 28:20b) “O mesmo Deus que controla o sol cuida do pardal”, quanto mais dos Seus filhos! Irmãos e irmãs, não devemos esperar tratamento vip num mundo que jaz no malígno. “Quem é mais inocente do que Cristo? E quem é mais perseguido? O mundo continua sendo o mesmo”, dizia John Flavel.

Mas graças a Deus, a Igreja pertence ao Cordeiro – “O Senhor pelejará por nós” .“..edificarei a minha Igreja,..”, disse Cristo. Se olharmos retrospectivamente, veremos muitas pelejas travadas, muitas perseguições contra o povo de Deus, muitos cristãos foram mortos (ver exemplos de fé em Hb11: considerem os versos 32-40), mas em toda a existência da Igreja o Senhor outorgou-lhes plena vitória. E, se olharmos prospectivamente (ver Ap 21), veremos que o Senhor Jesus Cristo cuidará até ao fim da Sua igreja e apresentá-la-á “a si mesmo como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Ef 5:27)

Não obstante as diversas perseguições e ataques do malévolo contra a Igreja, “se você pensa que está vendo a arca de Deus a cair, pode estar certo de que está tendo vertigens”, pois, “a causa de Deus nunca corre perigo; o que Ele começou na alma ou no mundo levará até ao fim”. O que concerne à Igreja de Cristo o Senhor levará a bom termo.“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (I Ts 5:23-24; Rm 8:31-32,37-39) Graças a Deus, o Senhor está edificando a Sua “Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

III. ARREBATAMENTO – O Maior Triunfo da Igreja

A verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo tem sofrido mais ataques, confusão, divisão interna e comprometimentos do que alguém possa imaginar.
Quando eu digo “Igreja”, não me refiro à organização religiosa, mas ao organismo vivo, que palpita no mundo inteiro, alimentado pelo precioso vigor do sangue de Cristo vertido na Cruz.
Esta Igreja legítima não pode desaparecer antes do Arrebatamento, porque a promessa que ela recebeu do próprio Cristo, em Mateus 16:18, foi: “Sobre esta pedra [a confissão de Pedro sobre a Divindade de Cristo] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
A Igreja organizada tem falhado miseravelmente, mas a Igreja organismo continua em marcha, aguardando o seu maior triunfo, que é o Arrebatamento. Não devemos esquecer que vamos entrar nesse momento de glória, antes da Grande Tribulação, durante a qual milhões de pessoas irão sofrer nas garras do Anticristo. Por isso, devemos nos esforçar para ganhar muitas almas para o Reino do Filho do Amor de Deus, a fim de livrá-las desse tempo de angústia, pelo qual todos os não salvos irão passar…
Os santos do Velho e do Novo Testamento passaram por muitas provações, antes de serem levados para junto do Senhor. Paulo foi um dos muitos sofredores, em sua luta pela conversão das almas. Vejamos alguns dos sofrimentos pelos quais ele passou, conforme a 2 Coríntios 11:23-27. “[Sofri] em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.
Em Hebreu lemos sobre os heróis da fé, quanto sofreram e como se mantiveram fiéis ao Senhor. Malaquias 3:17 diz: “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve”.
Na 2 Timóteo 3:12, Paulo diz: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. É fácil ser cristão, segundo os falsos ensinos da Palavra da Fé; mas o Cristianismo verdadeiro é uma sucessão de lutas e sofrimentos. Paulo dá mais um testemunho disso, na 1 Coríntios 4: 9-12: “Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos”.
Devemos nos alegrar, quando sofremos por amor a Cristo. Paulo fala sobre isso, em Filipenses 3:10: “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte”. Em Lucas 6:22-23, Jesus nos ensina: “Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas”. As provações são degraus na escada para a nossa santificação, quando as suportamos com paciência e fé inabalável nas misericórdias do Senhor.
O Arrebatamento é o triunfo da graça e da misericórdia de Deus, nunca ausente com a Sua benignidade em nosso favor. A GRAÇA é a nossa única e exclusiva proposta de vida, pois nada merecemos. Ninguém pode ganhar a própria salvação. Toda religião (exceto o Cristianismo Bíblico) exige boas obras, como se o homem pudesse chegar ao céu por seus próprios méritos. A religião humana se embasa no orgulho pretensioso dos edificadores da Torre de Babel, querendo alcançar o céu por seus próprios esforços.
A frase especial, no dia a dia de nossa existência cristã, deve ser esta: “Deus, somente Deus!” E os pecadores ainda ligados à sua negra vida de pecados, devem também clamar ao Senhor, com esta frase: “Deus, somente Deus!” para que o Senhor se compadeça deles e permita que o Espírito Santo os convença do pecado, da justiça e do tenebroso juízo que os aguarda na eternidade.
Quando uma alma enegrecida pelo pecado consegue se ajoelhar diante do Trono da Graça e exclamar: “Senhor, tem misericórdia de mim, pecador”, os anjos se rejubilam no céu, porque um pecador se arrependeu e foi salvo, através do sacrifício vicário e da misericórdia infinita do nosso grande Deus e Salvador JESUS.
Uma vez salvos, ficaremos livres dos sete anos de tenebroso sofrimento, na Grande Tribulação, pois seremos arrebatados, como novos Elias da Igreja, antes da chegada do Anticristo. O Senhor tem enviado muitos avisos aos crentes e incrédulos, através dos desastres ecológicos que têm assolado o planeta. Contudo, a grande maioria não se dá conta do perigo, pois tudo é tecnicamente explicado pelos cientistas incrédulos.
Nós, os cristãos bíblicos, precisamos confiar na bendita esperança do Arrebatamento. Após a retirada do Espírito Santo, junto com a Igreja, todos ficarão à mercê da façanha diabólica do “homem do pecado”. Se o mundo agora já está quase inabitável, com tantos crimes, imoralidade, desastres e insegurança, como será a vida neste planeta, quando Satanás estiver no controle total do mesmo?
Paulo diz na 1 Coríntios 2:9: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam”. Esta é a linda promessa feita aos que crêem em Jesus Cristo e O amam e respeitam como Salvador e Senhor. Quanto ao incrédulo, que não quis reconhecer e submeter-se ao senhorio de Cristo, o seu destino já está traçado, conforme Apocalipse 20:15: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário