quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O QUE JESUS QUIS NOS ENSINAR TRANSFORMANDO ÁGUA EM VINHO?

       O primeiro milagre que Jesus realizou em seu ministério foi a transformação da água em vinho em uma festa de casamento na qual ele sua família e seus discípulos foram convidados.
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.  João 2:1-11

O QUE JESUS QUIS NOS ENSINAR TRANSFORMANDO ÁGUA EM VINHO?

Neste milagre de Jesus temos muito a aprender, além de um evento de fé é também um grande ensinamento para a igreja.
Para isso temos que observar 3 Pontos importantes antes do milagre da transformação:
  • Maria se submeteu a Cristo ao dizer “fazei tudo que Ele mandar”
  • A festa do casamento durava de 3 a 7 dias, o vinho não podia faltar, tinha grande importância, a falta de vinho era uma vergonha e a falta de hospitalidade era uma ofensa.
  • As talhas de pedra eram usadas para a purificação dos judeus, para lavar os pés e não para por vinho.
7 aprendizados com o primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho:
  1. Salvou as famílias dos noivos de constrangimento e o responsável pela festa também, mostrando que se importa com a família e o casamento.
  2. Utilizou talhas que servia para purificar apenas o exterior, no caso os pés, para purificar o interior através da transformação da água em vinho. O vinho ou suco da uva representa o sangue de Cristo, o único que pode nos purificar de fato e de verdade. A água purifica o exterior, o sangue de Cristo a alma.
  3. Produziu o melhor vinho através da água. As moléculas da água são diferentes do vinho, o gosto são diferentes, a cor é diferente, o cheiro é diferente, no entanto Jesus deu sabor a algo que não tinha sabor, deu cor a algo que não tinha cor, deu cheiro aquilo que não tinha cheiro, isso mostra que não existe nada que Ele não possa mudar, não existe coração que Deus não possa transformar. Isso mostra que Deus pode mudar qualquer caráter, coração, comportamento, pode dar a uma vida velha uma vida nova. A expressão “da água pro vinho” fala disso. Isso é o milagre da transformação. O evangelho é transformador. O mesmo Espirito que agiu na transformação daquela água em vinho continua agindo hoje na igreja, o Espirito Santo.
  4. Ele mostrou aos seus discípulos a gloria de Deus, e o que estava por vir, pois Ele veio para transformar, restaurar, curar.
  5. O vinho novo é melhor que o vinho velho, o cristão não pode ser purificado pelo vinho velho, ou seja, não pode ser salvo por si mesmo, com suas obras,  como os fariseus ensinavam na época de Jesus, tem que haver a purificação com o vinho novo e assim como Maria, tem que se submeter a Cristo.
  6. O vinho que Jesus nos dá é melhor que o vinho do mundo.
  7. O vinho significa alegria e cura, o sangue de Jesus nos cura o interior e nos dá alegria da salvação.
Deus não faz nada sem um propósito, tudo o que Jesus fez e faz é bom e tem um propósito, e este milagre não é diferente.
Aqueles que não conseguem entender a razão do milagre ou o propósito do milagre de Jesus em transformar a água em vinho, é porque lhes faltam a direção e discernimento do Espirito Santo, pois é Ele que nos revela as coisas de Deus.
O homem carnal entende das coisas da terra, o espiritual entende das coisas de cima (1Cor. 2.14,15).
Beba do vinho novo que é Jesus Cristo e deixe que transforme sua vida da água para o vinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário